VIDA TRANSFIGURADA

4 de março: 2º domingo da Quaresma
O evangelho de hoje nos diz que Jesus se transfigurou diante de três dos seus discípulos. Suas roupas ficaram “brilhantes e brancas”: foi o momento de grande esplendor, quando os apóstolos que o acompanhavam reconheceram realmente que ele era o Filho amado de Deus. A transfiguração é uma antecipação da glória de Jesus ressuscitado.
Para os monges orientais, a festa da Transfiguração era o programa de conversão de todo seguidor de Cristo. Compreendendo isso, faz sentido situar esta festa no início da Quaresma: tempo de conversão e transformação para o bem. A vida cristã passa por constantes transfigurações. As mudanças interiores das pessoas são importantes para que haja mudanças externas duradouras.
Pedro, movido por espontâneo desejo, diz a Jesus: É bom ficar aqui, vamos construir abrigos e desfrutar uma vida idílica! Qualquer um de nós faria essa proposta. Porém a glória definitiva só vem depois da passagem pela cruz. Não chegamos à Páscoa sem passar pelo Calvário. Pedro quer chegar à plenitude encurtando caminhos, seguindo atalhos. Os atalhos nem sempre nos levam ao destino desejado.
Precisamos sair da planície e subir à montanha para ouvir a voz de Deus que nos fala e para escutar o que nos pede. O caminho da montanha pode ser íngreme, mas é necessário percorrê-lo para conseguir a felicidade do mundo que almejamos. Como seguidores de Cristo, somos convidados a escutar a voz de Deus lá na montanha e depois fazer o caminho de retorno à planície, a fim de contribuirmos para a transfiguração da sociedade. Seguindo os passos de Jesus, aprendemos com ele a criar novo mundo – algo que antes parecia impossível realizar.
Pe. Nilo Luza, ssp
Anúncios

Publicado em 3 de março de 2012, em Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s