EUA ganha a Copa do Mundo de futebol para seminaristas

Foto Centro Esportivo Italiano

Fonte: ROMA, (ACI/EWTN Noticias)

Pela primeira vez na história, os seminaristas do Pontifício Colégio Norte-Americano em Roma (Itália) ganharam a “Clericus Cup”, a versão da Copa do Mundo de futebol para os seminaristas que estudam na Cidade Eterna.

“Estamos muito felizes. Fizemos tudo o que foi possível e pela graça de Deus chegamos à final na qual conseguimos jogar bem”, comenta ao Grupo ACI o seminarista e capitão da equipe, Nick Nelson, minutos depois de ter levantado a Clericus Cup 2012.

A equipe norte-americana derrotou por 3 a 0 à equipe que representa a Pontifícia Universidade Gregoriana. Scottie Gratton fez dois gols e o terceiro foi feito por John Gibson.

“Começamos um pouco nervosos, mas logo nos acalmamos, jogamos o que sabemos e começamos com um futebol simples e inteligente. Trabalhamos muito duro e acho que ao final jogamos bem”, comenta Gibson.

Nelson, capitão da equipe chamada North American Martyrs, como lembrança dos mártires dos Estados Unidos, disse também ao Grupo ACI que “Nos sacrificamos muito pela equipe, para chegar até aqui. Definitivamente estamos muito agradecidos a Deus e orgulhosos de ter obtido o título”.

A final foi no sábado dia 12 de maio e se realizou no campo dos Cavalheiros de Colón, atrás do Vaticano.

No banco de reservas da equipe norte-americana estava o treinador e reitor do Pontifício Colégio Norte-Americano, Dom James Checchio, e o Arcebispo de Sydney (Austrália), Cardeal George Pell, que assistiu ao jogo para ver o rendimento de um de seus seminaristas, Lewi Barakat, quem deu os passes para os três gols.

No meio da celebração pelo título obtido com a torcida da equipe e amigos, John Gibson disse que “nos esforçamos para ser bons cristãos também no campo e tentamos ganhar. Acho que esta vai ser uma boa oportunidade para louvar o Senhor por esta vitória”.

Os torcedores norte-americanos encheram a partida de muito humor, com as máscaras e fantasias dos heróis dos desenhos animados como Capitão América, Superman, e Spiderman o que amenizou o encontro a ritmo de “We will rock you” ou “Born in the USA”.

O campeonato foi organizado pelo Centro Esportivo Italiano com o patrocínio do Pontifício Conselho da Cultura, e o Escritório Nacional para a Pastoral do Tempo Livre, o Turismo, e o Esporte da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

O campeonato 2012 contou com 351 jogadores de futebol que representaram a 71 países. A maioria provém da Itália, Brasil, México, Nigéria, Colômbia, e Estados Unidos.

A Estola Roxa de 2012 dedicada ao melhor treinador do torneio, foi para o treinador do Sede Sapientiae, o espanhol Iñaki Yarza; a Estola Vermelha, dedicada ao melhor goleiro, foi para Mario Buljevic, da Gregoriana; a Estola Verde foi dada ao melhor jogador, Cristian Sieland, meio-campista do Colégio Urbano; e finalmente, a Estola Branca, foi para o melhor atacante, Emanuel Boakye, natural de Gana e jogador também do Colégio Urbano com nove gols.

Anúncios

Publicado em 17 de maio de 2012, em Sem categoria e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s