Reflexão do Domingo da Ascensão do Senhor

 
SILÊNCIO E PALAVRA
 
Vivemos num período histórico em que assistimos ao impressionante desenvolvimento das tecnologias na área da comunicação. Notadamente com o advento das mídias digitais, entre as quais a internet e o celular, e com a consequente organização da sociedade “em rede”, o mundo está cada vez mais interconectado, influenciando, de maneira decisiva, o nosso modo de ser e de nos relacionar.
No entanto, o acesso às novas tecnologias não garante a qualidade da nossa comunicação. É necessário refletir sobre como estamos usando as modernas mídias e até que ponto elas estão nos ajudando a construir uma sociedade com melhor qualidade de vida. Caso contrário, o que deveria ser fator de humanização pode se transformar apenas em fonte de barulho e de dispersão. 
Tendo presente este contexto sociocultural, Bento XVI, em sua mensagem para o 46º dia mundial das comunicações, que celebramos neste domingo da Ascensão do Senhor, propõe-nos oportuna reflexão sobre “silêncio e palavra: caminho de evangelização”.
O papa nos mostra que entre silêncio e palavra não há oposição, mas complementaridade. De fato, o “silêncio” é elemento importante no processo da comunicação. Sem essa atitude não podemos “escutar”, e, se não escutamos, como poderemos dizer as palavras certas às pessoas e ao mundo que nos cercam? 
No âmbito da fé, o silêncio é o primeiro passo para acolhermos a palavra de Deus, precisamente porque favorece o discernimento e o aprofundamento. Se não escutamos o que o Senhor quer nos falar, o que vamos anunciar?
Evangelização é, antes de tudo, comunicação, e esta, para realizar-se de modo eficaz, necessita do silêncio e da palavra. Só assim conseguiremos oferecer, com base nos valores evangélicos, respostas adequadas aos problemas atuais e construir uma sociedade com mais vida, em conformidade ao que Jesus ressuscitado espera de seus discípulos.
 
Pe. Valdir José de Castro, ssp
Anúncios

Publicado em 20 de maio de 2012, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s