Festa no Santuário da Penha marcará a divulgação dos patronos da JMJ Rio2013

http://www.rio2013.com.br

No próximo dia 27 de maio, jovens do mundo inteiro conhecerão os nomes dos patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.

Os nomes serão divulgados após a Santa Missa de Pentecostes, presidida pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no Santuário da Penha, seguida da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha. A missa marcará também o encerramento do Mês Mariano na Arquidiocese do Rio.

Quem serão os patronos?

Para saciar um pouco a curiosidade dos jovens, o padre Leandro Lenin, um dos diretores executivos do Setor de Preparação Pastoral, deu uma dica: serão santos que têm a ver com a história e o tema da Jornada e com o Brasil.

O COL dividiu a escolha dos santos em patronos, que têm ligação com a Jornada, com o tema e o país sede do evento; e em intercessores, modelos exemplares de juventude, que se entregou a Cristo vida por amor a Cristo. A escolha da Festa de Pentecostes foi feita por ser justamente o Espírito Santo o grande impulsionador da vida de santidade nos discípulos de Cristo.

“Quando pensamos em um santo da Igreja, temos nele um modelo seguro de alguém que, tão humano como nós, conseguiu seguir Jesus Cristo até as últimas consequências”, explicou padre Leandro.

De acordo com o sacerdote, para cada patrono e intercessor será apontada uma virtude bem aparente para que os jovens possam imitá-la.  “Olhar para aquele santo vai inspirar a vida desses jovens e trazê-los para o dia a dia. A gente vai poder ter o ‘nosso santinho’ e ele, de fato, vai nos ajudar a ser melhores, não só pela intercessão espiritual dessa grande comunhão que temos com eles, mas acima de tudo vendo que ele tão jovem se entregou. E por que eu também não conseguirei fazer isto?”, disse.

O evento de divulgação do nome dos santos patronos e intercessores começa com a oração do terço, a partir das 14h, na Igreja Bom Jesus da Penha. De lá, os jovens seguem em procissão até a Concha Acústica do Santuário da Penha, onde será celebrada a Santa Missa. “Toda arquidiocese e também todo o Brasil e o mundo poderão descobrir ao final desta Santa Missa quem serão estes que nos ajudarão a caminhar com mais segurança nos dias da Jornada, e nos inspirar depois”, afirmou o sacerdote.

Anúncios

Publicado em 24 de maio de 2012, em jmj e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s