Reflexão do Domingo da Santíssima Trindade

FAZER DISCÍPULOS OS POVOS
Por estar no ponto intermediário do ano litúrgico, a festa da Santíssima Trindade faz como que uma retrospectiva, rememorando o nascimento, a morte e a ressurreição de Cristo, e lança um olhar para a frente, contemplando a ação de Jesus.
A passagem deste domingo é a conclusão do Evangelho de Mateus. O texto nos traz a missão da Igreja e a prática das primeiras comunidades, que acolhem os novos membros em nome da Trindade santa. Prática presente ainda hoje na celebração do batismo.
Para santo Agostinho, cada ser humano é imagem da Santíssima Trindade. É um, mas pode ser visto em três dimensões, na perspectiva de suas três principais faculdades: a memória, imagem de Deus Pai; a inteligência, reflexo de Deus Filho; a vontade, imagem de Deus Espírito.
A empreitada que Jesus deixou para sua Igreja não é nada fácil: fazer discípulos seus todos os povos. Essa é a missão que a Igreja deve levar à frente. O Documento e Aparecida usa com muita frequência o binômio discipulado e missão. Insiste que somos discípulos (batizados) e missionários (enviados).
Esse mandato deve ser assumido não como um peso, mas como motivo de alegria. Expressamos a “alegria de sermos discípulos do Senhor e termos sido enviados com o tesouro do evangelho. Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus (…) chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa-nova do reino de Deus (…) chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa-nova do amor de Deus” (cf. DAp 28-29).
A festa da Santíssima Trindade é a festa da unidade dos povos em torno do único Pastor e Messias, Jesus. Ao celebrar o mistério da Santíssima Trindade, vem-nos uma questão: quem é Deus? Com base nas leituras deste domingo, podemos dizer que ele é “o Deus para nós, o Deus em nós e o Deus conosco”.
Pe. Nilo Luza, ssp
Anúncios

Publicado em 3 de junho de 2012, em Sem categoria e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s