Copacabana e Santa Cruz: sinais da JMJ Rio2013 para o mundo

Um passo a mais foi dado no dia 1º de junho durante a coletiva de imprensa concedida a jornalistas de diversos veículos de comunicação para informar alguns dos detalhes sobre os locais escolhidos para os cinco atos centrais da 28º Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio.

Os três primeiros atos centrais (acolhida dos jovens, acolhida do Papa Bento XVI e a Via-Sacra) serão feitos na Praia de Copacabana. Na Base Aérea de Santa Cruz acontecerá a vigília e a missa de envio com o santo padre. O presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, informou que a praia da Zona Sul, que tem o nome inspirado em Nossa Senhora de Copacabana, e o bairro da Zona Oeste, que começou a ser conhecido por uma grande cruz de madeira fincada pelos jesuítas, fazem referência aos maiores símbolos da JMJ: o ícone de Nossa Senhora e a Cruz peregrina.

“Escolhemos a base aérea de Santa Cruz por ser um local amplo, para que ninguém fique de fora. Queremos acolher a todos. As questões relativas ao transporte para um melhor acesso ao local já estão sendo estudadas para que sejam minimizadas, mas a peregrinação faz parte da espiritualidade da Jornada”, disse.

Estavam presentes na coletiva, o bispo auxiliar e vice-presidente do COL, onde é responsável pelo Departamento Financeiro, Dom Paulo Cezar Costa, e o diretor de Comunicação da JMJ Rio2013, padre Marcio Queiroz. Alguns dos setores do Comitê foram representados pelas presenças dos padres Arnaldo Rodrigues e Leandro Lênin (Preparação Pastoral), do padre Renato Martins (Atos Centrais), do Padre Omar Raposo (Logística), do diácono Antonio Luiz dos Santos (Setor Financeiro Administrativo) e da irmã Graça Maria (Hospedagem). Os internautas puderam acompanhar a transmissão da coletiva pela Rádio Catedral e WebTV Redentor.

Programação completa será definida até o final do ano

Durante a coletiva, padre Arnaldo afirmou que o bairro da Urca abrigará a Feira Vocacional, e que as confissões não terão um local fixo e serão realizadas simultaneamente durante as catequeses.

Respondendo aos jornalistas, Dom Orani disse que foi proposto que o Maracanã sedie o encontro do Santo Padre com os voluntários, e que o Santuário do Cristo Redentor também seja visitado pelo Pontífice, mas a programação oficial do Santo Padre só deverá ser confirmada no final do ano. Entre as diversas sugestões que estão sendo analisados também estão dois encontros: um ecumênico e outro com dependentes químicos.

O arcebispo afirmou que os símbolos já percorreram metade do país e que o bairro de Santa Cruz também foi escolhido para a entrada oficial destes na cidade do Rio, para lembrar que o Brasil é terra de Santa Cruz. A peregrinação dos ícones começou por São Paulo e já alcançou a região Centro-Oeste. A previsão é que chegue ao Estado do Rio entre os meses de maio ou junho do próximo ano.

“Investir na juventude é tornar o mundo melhor, no presente e futuro. Durante a Jornada, que já começou com a peregrinação dos ícones, nossa grande missão é anunciar a Cristo. Maria, aos pés da cruz, nos recorda aquele que deu a vida por todos nós: Jesus”, incentivou Dom Orani.

Anúncios

Publicado em 4 de junho de 2012, em jmj e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s