Reflexão do 16º Domingo Comum

PASTOR COMPASSIVO

A cena evangélica de hoje antecede o episódio da primeira distribuição dos pães em Marcos. Os apóstolos haviam voltado da missão, e Jesus os convida a retirar-se a um lugar deserto. Uma pausa para descansar e refletir sobre a ação missionária junto ao povo. Como seguidores de Jesus, nossa fé só pode ser alimentada se damos espaço e tempo para que o Mestre esteja conosco e fale conosco, e assim possamos avaliar os passos dados.
Mas a multidão não dá descanso a Jesus. Estão como ovelhas sem pastor que as conduza por campos verdejantes de vida, esperando que Jesus faça algo. E a atitude dele para com a multidão é a do verdadeiro Pastor. Longe de se incomodar, sente compaixão, pois bem sabe dos sofrimentos de sua gente – um povo desorientado e faminto, com lideranças que pensavam mais nos próprios privilégios do que no bem comum.
Ter compaixão significa pôr-se no lugar do outro e de alguma maneira sofrer com ele. A compaixão faz de Jesus o Pastor autêntico, a organizar, alimentar e conduzir o povo.
Estar com Jesus, portanto, é estar com a gente sofrida com a qual ele se solidariza. E seguir o Mestre é permitir que sua liderança e pastoreio se façam visíveis hoje, por meio de nossa ação. E já que todos temos responsabilidade sobre isso, vale a profética chamada de atenção de Ezequiel: “Ai do pastor insensato, que abandona as ovelhas! Os que compram as ovelhas e as matam não são castigados, e os que as vendem ainda dizem: ‘Bendito seja Deus, porque fiquei rico’… E seus próprios pastores não têm compaixão delas” (Ez 11,17.5).
Não se compra nem se vende o povo de Deus. Que o aprendizado da compaixão nos traga a esperança de tempos novos. Tempos de maior discernimento, para a escolha de lideranças autênticas. A grandeza de um líder está em sua capacidade de sofrer com quem sofre e de usar o poder como serviço que transforma o sofrimento do povo em esperança e alegria.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Anúncios

Publicado em 22 de julho de 2012, em REFLEXÕES e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s