Bote Fé na vida reúne cerca de 7 mil pessoas na orla de copacabana

Fonte:Comunicação JMJ Rio2013, com Jovens Conectados

São exatos 365 dias para a JMJ Rio2013. E em todo o Brasil as pessoas foram para as ruas comemorar a contagem regressiva e mostrar o espírito preparatório para a Jornada. No Rio de Janeiro, cidade-sede, cerca de sete mil pessoas participaram na manhã de hoje, 22 de julho, do Bote Fé na Vida – corrida e caminhada, realizado na praia de Copacabana.

O local escolhido para a corrida é bastante significativo. Durante a JMJ Rio2013 a praia de Copacabana receberá parte dos Atos Centrais, como a missa de acolhida, a cerimônia de boas-vindas ao Papa Bento XVI e a Via-Sacra.

Com um percurso de 3km, a corrida e caminhada começaram pontualmente às 9h com a bênção do arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani Tempesta. Quem deu a largada da corrida foi o responsável pela Setor de Pré-Jornada, padre Jefferson Araújo.

“Estou achando muito bonito a adesão de tantas pessoas neste momento. Que todos possam voltar para suas paróquias e continuar os trabalhos de preparação da Jornada”, enfatizou Dom Orani.

“Pensamos em ambientalizar a sociedade à realidade da Jornada, que não se prende a um evento dentro de Igreja, mas que mexe com a cidade inteira, com o país e com o mundo inteiro. São peregrinos de todos os lugares que vem para o Rio. Para dentro da Igreja, é o fortalecimento também da Pastoral dos Esportes, que já existe em algumas paróquias, mas que tem que crescer mais ainda. O carioca tem essa energia, esse jeito próprio de ser feliz e a Pastoral dos Esportes é algo que encaixa perfeitamente o tema da espiritualidade e da qualidade de vida”, ressaltou padre Jefferson.

A prova foi concluída rapidamente. Aos 5min e 50s, o vencedor da categoria masculina, Sebastião Cordeiro, 25, cruzou a linha de chegada. Ele é paranaense e atleta amador, recém-chegado à cidade do Rio.

Para ele, o Bote Fé na Vida é importante porque une a juventude num evento que preza pela saúde. “Esse evento incentivou muito os jovens a entrar no mundo dos esportes. Praticando esportes, o jovem toma totalmente um rumo na vida. Então, o Bote Fé na Vida chama a atenção do jovem à prática do esporte e a se apegar a Deus, onde se tem tudo para encontrar um bom caminho”, destacou Cordeiro.

Completando o pódio da prova masculina, com um tempo de 5m51s, quem chegou em segundo lugar foi Bruno Willian e, em terceiro lugar, com um tempo de 5m52s, Marcelo José Alves. Para o segundo colocado, o evento foi importante porque incluiu pessoas de várias religiões na JMJ.

Marcelo José Alves também lembrou da presença do ecumenismo no Bote Fé na Vida. Ele, que é evangélico, afirmou que “a corrida foi uma forma de levar qualidade de vida à sociedade e de unir as pessoas, com alegria, sendo um momento de satisfação e de lazer”.

A vencedora da prova na modalidade feminina, com tempo de 6m44s, foi a mineira Jéssica Ladeira, de 18 anos, que faz parte do grupo de atletas Pé de Vento.

Fé e esporte

Entre os participantes, estavam crianças, acompanhada dos pais, jovens e também representantes da terceira idade, que nada deviam aos mais novos em alegria e disposição.

Em meio a retirada de medalhas e o kit lanche estava o diácono Luiz Augusto Faria, da paróquia São Domingos de Gusmão, na Tijuca. Para ele, participar do Bote Fé significa ser missionário. “É mostrar que os católicos são unidos. É uma grande alegria ver tantos jovens juntos. Nós viemos de metrô rezando o terço, a cada parada vinha mais um. O vagão ficou cheio!”, destacou com alegria.

A jovem Amanda Costa, que participou da caminhada, também lembrou que o Bote Fé na Vida esteve ligado com o tema da Campanha da Fraternidade 2012. “Foi uma maneira de falar dos esportes. Estamos no ano da Campanha da Fraternidade que falou sobre saúde e estivemos aqui hoje caminhando e mexendo nosso corpo”, ressaltou.

Pelo Brasil

Ao todo 120 Dioceses realizaram o Bote Fé na Vida. Na Arquidiocese de Brasília, o início de chuva não tirou a animação dos quase 1.200 participantes do Bote Fé na Vida que deram a volta pela Esplanada dos Ministérios em um percurso de 4km na manhã deste domingo.

O Bote Fé na Vida de Santarém (PA) foi no sábado, 21. O aquecimento dos participantes foi às 8h da manhã e a largada às 9h. Logo depois do evento, o Setor Juventude se reuniu para montar a programação para acolher a Cruz da JMJ e o Ícone de Maria que vão para a diocese nos dias 3 e 4 de outubro.

A Arquidiocese da Paraíba realizou uma corrida com largada e chegada no Busto Tamandaré. Na Diocese de Palmares (PE) a corrida começou às 8h em Tamandaré com toda juventude e um show.

Na arquidiocese de Olinda e Recife, o vencedor de cada prova ganhou uma passagem de ida e volta para participar da JMJ no Rio de Janeiro em 2013. Já os segundos e terceiros lugares ganharam uma bicicleta cada. Após a premiação, foram realizados vários shows.

A Diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, teve uma corrida com percurso de 6,1 km (entre os municípios de Tracunhaém e Nazaré da Mata). A premiação foi um pacote de viagem para a JMJ Rio2013.

Em Petrolina houve uma caminhada que saiu às 17h e percorreu um trecho correspondente a 5 Km da Avenida da Integração. “É importante que os nossos jovens tenham em mente que a evangelização pode e deve ocorrer de diversas maneiras. Além disso, percebemos que através dessa iniciativa, o esporte será utilizado como meio de promoção à saúde e instrumento de evangelização, ampliando o campo de possibilidades que temos de disseminar a Palavra de Deus”, afirmou o assessor do setor juventude em Petrolina, padre Givanildo José.

A Arquidiocese de Natal (RN) realizarou uma programação ampla com caminhada, missa presidida pelo arcebispo local, shows de música católica e apresentações culturais.

Na cidade de Araras (SP), que faz parte da Diocese de Limeira, o Bote Fé na Vida aconteceu uma semana antes. A manhã do dia 15 de julho era uma das mais frias do ano em Araras, 6 graus, mas isso não foi problema para os participantes. Com percurso reduzido (3,5 km) para que todos pudessem participar, o evento percorreu as principais ruas do Centro, com largada e chegada no Largo da Basílica.

O Bote Fé na Vida da Diocese de São José dos Campos (SP) começou cedo. No sábado, 21, à noite, os jovens participaram de uma vigília em prol da vida. A programação no domingo começou em frente à Igreja Matriz São José. A caminhada foi até o parque da cidade, onde o bispo, Dom Moacir Silva presidiu  a missa.

Na Arquidiocese de Palmas (Tocantins) foram percorridos 4km da Catedral do Divino Espírito Santo em direção a Feira do Bosque. Com muita animação o atleta Eliézio Miranda, já atleta campeão de diversos prêmios nacionais, foi o vencedor da categoria profissional. Ao todo foram quatro categorias, os vencedores no 1º lugar ganharam a inscrição para a JMJ Rio2013.

 

Anúncios

Publicado em 23 de julho de 2012, em BRASIL e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s