Reflexão 21º Domingo do Tempo Comum

Estamos celebrando nestes domingos Jesus como o Pão da Vida e neste fim de semana Jesus dá um “checkmate” em seus discípulos e também nos Apóstolos. Mas vamos começar pela primeira leitura onde vemos o Profeta Josué fazendo a mesma coisa com o povo de Israel “escolhei hoje a quem quereis servir”, “Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. Realmente a quem queremos servir? Muitas vezes nos colocamos diante de Deus, mas com o propósito de receber coisas que atendam as nossas necessidades ou as nossas mazelas, e tratamos Deus como alguém que está a nossa disposição a todo o momento, pois bem – a quem queremos servir?

O Profeta é incisivo nós serviremos ao Senhor. O que é servir ao Senhor? É colocar em tudo o que fizermos a vontade de fazer o melhor para a glória de Deus, na busca de implantar seu Reino e assim termos um mundo melhor. Temos que ver que nada foi escrito de antemão por Deus e que Ele escreve nossa história de salvação a partir de nossos atos livres. À medida que vamos tomando nossas decisões e fazendo nossas opções vamos dirigindo nossas vidas e Deus vai escrevendo nossa história. Assim fazer a vontade de Deus é colocar nossas intenções e ações conforme Sua Palavra. Para isso temos que estar ligados em seu amor. É muito simples – Amar a Deus e ao próximo até morrer de tanto amar. Difícil, né!?

Mas para tudo isso. Temos a ajuda do Céu. Jesus se faz Pão para nos alimentar nesta caminhada e nos dá o Espírito Santo para que possamos viver neste amor. Falando do Pão do Céu vemos neste episódio do discurso do Pão da Vida Jesus sendo enfático e reafirmando que não é uma simbologia e sim verdadeiramente seu Corpo e Sangue. Os discípulos se assustaram com aquele discurso “muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele”. E Jesus pergunta aos apóstolos “Vós também vos quereis ir embora?”. Por que Jesus falou assim? Porque realmente Ele estava falando de Seu Corpo e Seu Sangue. Vejamos o texto em grego. No verso 51 do capitulo 6 Jesus usa o verbo “φαγη” (fago). Que quer dizer comer e que pode ser interpretado em sentido simbólico, mas no verso 57 Jesus usa o verbo “τρωγεv” (trogon) que nos dá a interpretação de triturar com os dentes ou mastigar, fazer barulho com os dentes. Assim Jesus estava deixando claro que estava falando de comer no sentido real. Foi por causa deste verbo que os discípulos se assustaram e deixaram de seguir Jesus, mas Pedro dá uma resposta certeira “A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Somente conduzido pelo Espírito Santo que se pode dar essa resposta. Assim também concluímos que quem não aceita a Eucaristia que é Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor, é porque lhe falta a presença do Espírito Santo. Vixi! Tem muita gente sem o Espírito Santo por aí!

Na segunda leitura nos parece, à primeira vista, que São Paulo é machão e contra as mulheres, mas na verdade não. Olhemos bem. Homem e mulher têm função distinta na criação e cada um em sua vocação tem a missão na construção do Reino de Deus. Se cada um dedicar ao outro como Cristo dedicou a Sua Igreja seria o céu na terra. Veja “Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos”. Imagine se as mulheres se colocassem a serviço de seu esposo e de sua família como Cristo fez com sua Igreja? E se “Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível”. Certamente o lar seria uma explosão de amor e serviço ao outro para que Deus fosse tudo em todos. Na verdade temos que nos descontaminar dos pensamentos deste mundo capitalista selvagem e sermos mais cristãos e seguidores do Evangelho. Temos tudo para que isso aconteça.

“Vem Espírito Santo e renova a face da terra”.

Anúncios

Publicado em 26 de agosto de 2012, em REFLEXÕES e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s