Morre Arcebispo fundador da Rede Vida aos 89 anos

O Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã – INBRAC – informou o falecimento de seu presidente, o arcebispo emérito de Botucatu, dom Antônio Maria Mucciolo. O arcebispo estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde faleceu no início da tarde de sábado (29). Dom Antônio Maria Mucciolo nasceu em 1º de maio de 1923. Foi ordenado bispo em agosto de 1977, assumindo a diocese de Barretos. Em 1989 foi nomeado arcebispo de Botucatu, ficando  até sua renuncia por idade, em 27 de agosto de 2000. Em 20 de junho de 1995, fundou a Rede Vida de Televisão, o Canal da Família. O sepultamento está marcado para segunda-feira (1º), às 9h00, na Catedral de Santana, em Botucatu.

imprensa
Dom Antônio Maria Mucciolo foi o primeiro ganhador do Troféu Dom José de Mattos, recebendo a homenagem em 1992, quando o prêmio foi instituído pelo jornalista João Monteiro de Barros Filho, para ressaltar uma personalidade marcante na história do desenvolvimento barretense. Em 1989, Dom Antônio Mucciolo recebeu o diploma “Gente Que É Notícia”, também outorgado pela Organização Monteiro de Barros.

Datas
Dom Antônio veio para o Brasil com um ano, fixando-se em São Paulo, depois Sorocaba. Entrou para o Seminário, matriculando no Seminário de Botucatu em 2 de fevereiro de 1937. Ordenou-se padre em 4 de novembro de 1949, por Dom José Carlos de Aguirre.

Dom Antônio foi nomeado Bispo de Barretos em 26 de maio de 1977  e sagrado em 15 de agosto de 1977 na Catedral de Sorocaba pelo núncio apostólico Dom Carmine Rocco. Tomou posse como segundo bispo da Diocese de Barretos em 3 de setembro de 1977, sucedendo a Dom José de Mattos Pereira.

Nomeado Arcebispo de Botucatu em 28 de junho de 1989, tomou posse em 9 de setembro de 1989. Dom Antônio Maria Mucciolo renunciou por idade em  2000.

Falecimento
Dom Antônio Maria Mucciolo faleceu vítima de falência múltipla dos órgãos. Após problemas cardíacos, uma forte crise renal também atingiu o religioso. Foi internado na UTI do hospital Sírio-Libanês e faleceu pouco depois das 13h00 de sábado (29).

O corpo foi levado para a igreja de São Geraldo, na capital paulista, próxima da sede da Rede Vida em São Paulo. O cardeal dom Odilo Scherer agendou celebração de missa de “corpo presente”. Hoje, dom Antônio Maria Mucciolo será velado na catedral de Botucatu, acolhido por dom Maurício Grotto de Camargo, atual arcebispo metropolitano.

A missa de exéquias está marcada para segunda-feira (1º), com transmissão ao vivo da Rede Vida de Televisão, às 9h00 da manhã.

Anúncios

Publicado em 30 de setembro de 2012, em Bispos, CNBB e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s