Poeta itaporanguense radiado em Serra Talhada à procura de uma história que deixou para trás

Há cinco décadas residindo fora de Itaporanga, Francisco Leite Francineto veio rever familiares e conhecer um pouco mais sobre o lugar onde nasceu

Fonte Jornal Folha do Vale– Há 51 anos, ele deixou Itaporanga e seguiu com o pai, Nequinho Leite, para Serra Talhada, onde vive até hoje. Poeta e compositor, Francisco Leite Francineto é membro da Academia Serra-talhadense de Letras.

Tem cordéis e várias outras obras publicadas, integra coletâneas poéticas, a exemplo da antologia Rastros de Um Decênio, e, como compositor, teve várias de suas músicas gravadas. É um árduo defensor da literatura popular, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Nascido no sítio São João, município de Itaporanga, em 1940, Francisco Francineto está de volta à sua terra, mas somente a passeio, para rever familiares e também passar um olhar sobre a história da terra natal. Pretende conhecer melhor os feitos e personagens da nossa história, o que também o ajudará a compreender mais profundamente suas próprias origens e raízes.

Em visita na manhã deste sábado,13, à biblioteca da Fundação José Francisco de Sousa, o poeta encontrou alguns fatos históricos e recebeu de presente obras publicadas pela entidade. Vai levar para Serra Talhada os cordéis “A chegada de Padre Zé ao Céu” e “O Mundo em Frente e Verso”; e os livros “Vale: Rimas e Reflexões” e “Uma qualquer Maria; um qualquer José”. Também foi presenteado com o livro Registro Histórico, do escritor Demir Cabral.

Deixou aqui alguns dos seus trabalhos: os cordéis “A mulher é parte fraca?” e “Peleja, Rouxinol e Zé Limeira em defesa da Natureza”. Também deixou o livro Rastros de um Decênio, uma coletânea poética publicada pela academia de letras.

Anúncios

Publicado em 13 de outubro de 2012, em CULTURA, ITAPORANGA e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s