Quinta estação: SIMÃO, O CIRENEU, AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ.

pascoa_via.sacra005Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus!

Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

 “Enquanto levavam Jesus para ser crucificado, pegaram certo Simão, da cidade de Cirene, que voltava do campo, e o forçaram a carregar a cruz atrás de Jesus. Uma grande multidão do povo seguia” (Lc 23,26).

Há momentos na vida em que a cruz se torna pesada, quase insuportável, mas, ao longo do caminho, Deus sempre coloca “Cirineus” para nos ajudar. Nossa juventude também faz a experiência amarga do peso da cruz ao longo da caminhada, sequelas da pobreza, educação de baixa qualidade, que os deixa abaixo dos níveis de competitividade do mercado; outros sequer tem oportunidade de estudar ou trabalhar; outros abandonam seus países por não encontrar futuro neles. Além disso, cresce o número de suicídios entre jovens.

ilustracao_jovem_dinheiro_221012091039Jesus nos ensina a mar o próximo como Ele nos amou (cf. Jo 15,12). Amar implica comprometer-se com o outro, ajudar o outro a levar a cruz. Para amar e comprometer-se, não precisa muito. A presença e o sorriso podem tornar o fardo do outro mais leve.

 Ó Deus, que a insensibilidade ou a indiferença jamais tome conta do nosso coração; que tenhamos em relação ao outro e de modo especial na vida da nossa juventude a mesma atitude que Simão de Cirene teve em relação ao vosso Filho a caminho do calvário. Isto vos pedimos, em nome de Jesus, Nosso Senhor.

Amém.

Ó Maria, Rainha de amor, despertai o nosso coração para a solidariedade e a compaixão; ensinai-nos a ir em direção do outro na atitude do serviço como Vós mesma fostes ao encontro de Isabel.

Publicado em 21 de março de 2013, em QUARESMA, Via Sacra e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s