Reflexão do Evangelho da Solenidade de São Pedro e São Paulo (Mt 16,13-19)

sao pedro e sao pauloCelebramos as duas colunas da Igreja. Pedro o pastor do rebanho constituído para conduzir a Igreja fundada pelo Senhor e Paulo o grande evangelizador que garantiu a sobrevivência da Igreja desatrelando-a da religião judaica. Olhando para o livramento de Pedro da prisão e a forma espetacular como Deus realizou sua libertação já vemos em ação a Palavra de Jesus que “as portas do inferno não prevalecerá sobre sua Igreja”. Herodes havia mandado matar Tiago e certamente mandaria matar Pedro para “ganhar” créditos com os Judeus, mas Pedro é necessário em Sua Igreja que está iniciando sua caminhada e ele tem que ser o elo e sustentar a liderança e o pastoreio. Importante vermos como os Apóstolos e a comunidade nascente tinham em Pedro seu líder e pastor.

O respeito e a obediência de todos, inclusive de Paulo, à pessoa de Pedro é uma realidade na comunidade cristã e não há sequer o mínimo de comentário que contraria seu poder na Igreja.

E Pedro deixou seu sucessor e nesta sucessão, que não foi interrompida nestes séculos, temos hoje o Papa Francisco. Esta é verdadeiramente a Igreja fundada por Jesus e assistida plenamente pelo Espírito Santo foi por causa desta assistência que Jesus disse a Pedro que as portas do inferno não iria prevalecer, pois o Espírito Santo iria dar tudo o que fosse necessário para manter a Sua Igreja intacta de toda e qualquer investida do Inimigo. Por isso que nestes dois mil anos não houve na igreja nenhum erro na questão de fé e moral. Esta é a maior prova que a Igreja Católica Apostólica Romana é a Igreja de Jesus.

 

Quando Jesus faz esta pergunta aos apóstolos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”, muitas respostas aparecem e hoje qual seriam as respostas? Muitos acham que Jesus é um milagreiro, outros um curandeiro, outros aquele que nos dá dinheiro e conforto (prosperidade), outros aquele que resolve os meus problemas, outros aquele que destrói meus inimigos e para muito poucos Jesus é o Salvador e Senhor que nos dá uma nova vida e que tudo, realmente tudo o que nos acontece, na vida, vem pela providência d’Ele que quer nos santificar e nos preparar para o Céu.

 

Bem, quando olhamos para a pessoa de Paulo vemos o grande evangelizador e formador de comunidades que soube abrir a mensagem do Evangelho para o mundo e com isso teve muitas dificuldades com os próprios irmãos de raça. A lei no judaísmo era muito severa e todos entendiam que o povo eleito era os únicos a serem resgatados pela mensagem de Jesus, mas mesmo Paulo sendo Judeu, Fariseu teve uma abertura ao Espírito Santo que lhe mostrou que a partir de Jesus tudo se faz novo e agora todos os que crerem serão salvos e não há mais distinção de gregos, judeus, escravos e livres, assim a fé caminhou no amor entre irmãos que de todos Jesus fez uma só raça – o Seu Povo.

 

Sigamos os passos de Pedro e Paulo e estaremos seguros na Igreja fundada pelo Nosso Senhor e corramos no exercício da fé, apliquemos em nosso dia a dia a caridade, que é o maior dos dons, e teremos uma vida feliz por toda eternidade. Que na construção de nossa vida estejamos sempre com os olhos abertos para que um dia possamos falar como Paulo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará…”.

 

São Pedro e São Paulo. Rogai por nós!

Anúncios

Publicado em 30 de junho de 2013, em IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA, REFLEXÕES, SANTOS e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s