19º edição do Grito dos Excluídos revelará rosto jovem do Brasil

cartaz-a154247_2A realização do Grito dos Excluídos chega a sua 19ª edição em 2013. De caráter popular, a manifestação procura expor os ‘gritos’ de uma sociedade que vive sob uma política excludente.

Nesse ano o evento discutirá e revelará o rosto jovem do Brasil com o tema ‘Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular’.

“O Grito dos Excluídos de 2013 incentiva e convoca as organizações de articulação da juventude e da sociedade em geral a se juntarem, lutar e ajudar na construção deste ‘Projeto Popular’. A luta e a unidade da juventude são muito importantes nesta conjuntura. Os jovens podem contribuir com a criatividade, com a energia, com a força e com espírito questionador, próprios da juventude, para enfrentar o capital. E, como protagonistas, construírem sua história, comprometidos com a luta pela transformação social e a continuidade da vida”, cita nota da organização.

Uma das grandes propostas do Grito dos Excluídos é a descentralização. O evento acontece em todos os estados brasileiros, em várias comunidades, dioceses, movimentos e grupos, que localmente, expõem suas insatisfações e manifestam a sua luta.

Segundo Ari Alberti, da Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos, a descentralização do evento sempre foi uma premissa desde a primeira edição. “O impacto de uma atividade em uma comunidade é muito mais forte. A comunidade é o lugar privilegiado da manifestação”, frisou.

Para Alberti, as manifestações ocorridas em junho demonstram bem essa realidade positiva que promove as atividades descentralizadas.

“A metodologia do Grito se apresenta como nessas formas de manifestações centrais e também locais, é um momento em que as comunidades que estão no campo, por exemplo, se sentem parte do evento”, destacou.

Grito dos Excluídos em Aparecida

No Santuário Nacional em Aparecida (SP) a edição do Grito dos Excluídos se integra à realização da 26ª Romaria dos Trabalhadores, que este ano terá como lema: ‘Mãe Aparecida, ajude a libertar a juventude esquecida!’. A programação dos dois eventos será a seguinte:

6h30 – Concentração no Porto Itaguaçú, onde haverá acolhida e motivação inicial;

7h30 – Início da caminhada que terá quatro paradas de reflexão sobre temas relacionados com a juventude;

9h30 – Chegada na Tribuna Bento XVI;

10h10 – Reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2013 e as manifestações de junho;

10h30 – Missa no Altar Central do Santuário Nacional.

Por Portal A12, com Grito dos Excluídos

– See more at: http://noticiascatolicas.com.br/19o-edicao-do-grito-dos-excluidos-revelara-rosto-jovem-do-brasil.html#sthash.IebAKua4.dpuf

Publicado em 30 de agosto de 2013, em BRASIL e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s