“Coragem, avante! Façam barulho, hein? Onde estão os jovens deve haver barulho diz Papa Francisco em encontro com jovens

Fonte: Rádio Vaticano Brasil

papajovens
O Papa Francisco encontrou-se na Basílica de São Pedro, com um grupo de cerca de 500 jovens da Diocese de Piacenza-Bobbio, norte da Itália, em peregrinação a Roma, no âmbito do Ano da Fé.
Os jovens estavam acompanhados pelo Bispo de Piacenza, Dom Gianni Ambrosio, que saudou o Santo Padre em nome de todos os presentes.
Depois da saudação do prelado, o Papa tomou a palavra e disse: “Eu gosto de estar com vocês. Por que eu gosto de estar com os jovens? Porque vocês têm em seus corações a promessa de esperança. Vocês são portadores de esperança e vivem no presente, mas olhando para o futuro. Vocês são os protagonistas e artesãos do futuro. É bonito caminhar em direção ao futuro, com ilusões e tantas coisas belas, mas é também uma responsabilidade.”

O pontífice frisou que os jovens são artesãos do futuro porque dentro deles existem três desejos: o desejo da beleza, da bondade e da verdade.
“Vocês gostam da beleza e quando fazem música, teatro, pintura, enfim, coisas belas, estão procurando a beleza. Depois vocês são profetas da bondade e essa bondade é contagiosa, ajuda a todos. Vocês têm sede da verdade e buscam a verdade. Essa verdade é um encontro com a Verdade que é Deus, mas é preciso procurá-la. Esses três desejos que vocês têm no coração devem ser levados para o futuro a fim de construí-lo com beleza, bondade e Verdade. Este é um desafio para vocês”, sublinhou o Papa.
O Santo Padre convidou os jovens a apostarem no grande ideal de construir um mundo de bondade, beleza e verdade. “Vocês têm o poder de fazer isso. Se não o fizerem é por causa da preguiça”, frisou Francisco.
“Coragem, avante! Façam barulho, hein? Onde estão os jovens deve haver barulho. Na vida existem pessoas que lhes farão propostas para coibir, para bloquear seu caminho. Por favor, caminhem contracorrente. Sejam corajosos, destemidos. Quando lhes disserem, tome um pouco de álcool, um pouco de droga, digam não. Caminhem contra essa civilização que está fazendo tanto mal. Isso significa fazer barulho. Vão em frente com os valores da beleza, bondade e verdade”, disse Francisco.
O Papa desejou aos jovens “todo bem, um bom trabalho e a alegria no coração” e junto com eles pediu a Maria, mãe da beleza, bondade e Verdade para que nos dê a graça da coragem a fim de que possamos caminhar contracorrente. (MJ)
Uma foto tirada de um celular onde aparecem o Papa Francisco e três jovens na Basílica de São Pedro é um êxito nas redes sociais. Na ocasião em que a foto foi tirada, o Santo Padre confessou aos jovens que fica contente de compartilhar seu tempo com eles, já que são “portadores de esperança” e “construtores do futuro”.
A foto instantânea foi tirada no dia 28 de agosto, durante a peregrinação de aproximadamente 500 jovens da diocese italiana de Piacenza-Bobbiom junto com seu Bispo, Dom Gianni Ambrosio, a Roma, orientados pelo tema “Sobre esta pedra”. A foto foi publicada por Fabio Ragona, através da conta na rede social Twitter,@FabioMRagona.
Na reunião com os jovens, o Papa Francisco agradeceu-lhes a visita e lhes disse que “o Bispo disse que eu fiz um grande gesto, ao vir aqui. Mas… fiz isso por egoísmo, sabem por que? Porque eu gosto de estar com vocês né! E isso é um egoísmo”.
“Por que eu gosto de estar com os jovens? Porque vocês têm em seu coração a promessa de esperança. Vocês são portadores de esperança. Vocês, é verdade, vivem no presente, mas estão olhando para o futuro, vocês são artesãos do futuro, construtores do futuro”.
Francisco expressou aos jovens que “quando me dizem: ‘Mas, Padre, vivemos tempos ruins e não podemos fazer nada… Como não se pode fazer nada? E explicou que se pode fazer muita coisa! E que quando um jovem me diz isso, lhe mando ao psiquiatra”.
“Não se compreende um jovem, um rapaz, uma moça que não queiram fazer coisas grandes, apostar por ideais grandes, grandes para o futuro, não?”.
O Santo Padre disse aos jovens que eles são buscadores de beleza, profetas de bondade e têm sede de verdade.
O Papa pediu aos jovens que não sejam preguiçosos nem tristes e que façam barulho, que possam ir contracorrente e ser corajosos ante uma civilização que faz tanto mal com o álcool e as drogas.
Ao finalizar, Francisco convidou os jovens a rezarem à Virgem Maria, Mãe da beleza, da bondade e da Verdade, para lhe pedir a graça da coragem.
“Tinha coragem, esta mulher!, exclamou o Papa fazendo referência a Maria.
Depois de lhes dar a bênção, o Papa pediu “que rezem por mim”.
Anúncios

Publicado em 13 de setembro de 2013, em JUVENTUDE, PAPA FRANCISCO e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s