Reflexão do Evangelho do 26º domingo comum (Lc 16,19-31)

28aABISMO ENTRE RICOS E POBRES

Pobreza e riqueza, eis uma questão presente no evangelho de hoje que se torna assunto de encontros e conferências ao longo do tempo e nos lugares mais remotos.

Há várias interpretações para a existência de pobreza e riqueza, pobres e ricos: muitos ligam pobreza e riqueza à sorte e ao acaso; outros veem na pobreza sinal de incompetência e preguiça e na riqueza prêmio de competência e dedicação. A verdade é que a pobreza deve ser combatida e a riqueza partilhada.

Segundo a parábola, o rico não é condenado por ser explorador, por tratar mal seus empregados, por este ou aquele ato, mas porque, enquanto se banqueteava em “festas esplêndidas”, não via o pobre faminto em frente à sua casa. Foi insensível e indiferente à necessidade do pobre. Eis o grande pecado de hoje, o abismo que separa ricos e pobres: a indiferença, que pode tornar-se definitiva, permanente, até a eternidade.

O perigo da riqueza mostra-se real quando desumaniza a pessoa, tornando-a insensível e indiferente à realidade de miséria e sofrimento de muitos filhos e filhas de Deus. A razão de ser dos bens, fruto do trabalho de todos, é a promoção de todas as pessoas da sociedade.

Muitos países ricos estão construindo um abismo, fechando a porta a imigrantes que buscam – em meio à angústia e necessidades – vida com dignidade. Nações ou grupos multinacionais controlam a riqueza e fazem dela fonte de divisões em favor de seu domínio econômico.

Há também o abismo da discriminação e da intolerância derivada da cor, do gênero e da cultura – esquecendo que nos tornamos mais humanos quando nos relacionamos com a diversidade e a aceitamos.

O planeta Terra é a casa de todos ou a “casa comum”, onde convivemos com todos e nos sentimos em nosso próprio lar, usufruindo dos frutos do trabalho humano e dos bens – dons de Deus – que a própria natureza nos fornece.

Pe. Nilo Luza, ssp

Anúncios

Publicado em 29 de setembro de 2013, em REFLEXÕES e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s