A Quarta-feira de Cinzas

cercoquaresma222 Estranho falar desse assunto num momento em que a folia de momo toma todas as páginas da mídia e percorre o mundo mostrando um país de gente criativa, feliz e alegre. Quem participou ou viu pela televisão se vislumbrou com tanta beleza, gente bonita e quem não é até ficou. No entanto, hoje é Quarta-Feira de Cinzas. Como penso que você já se curou da ressaca ou já descansou da maratona inerte de não fazer absolutamente nada, achei interessante relembrar o que de fato significa essa data.

Como consta, na enciclopédia livre Wikipédia, ”a Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março”.

Alguns cristãos tratam a Quarta-Feira de Cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside a cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a Quarta-Feira de Cinzas, começando a Quaresma já na segunda-feira anterior a ela.”

Ao relembrar que realmente somos passageiros e que estamos no momento passando pela estação da alegria e do despojamento, meditei na importância da verdadeira alegria e da felicidade, sustentada pela convivência, amor e respeito ,e percebi o quanto esses pilares estão ficando cada vez mais frágeis e o estrago que está causando na essência do ser humano. Senão, por que tanta violência? Por que as drogas encontram tanta receptividade nessa juventude que se espera seja promissora para o país e para a manutenção da família? Por que tantos filhos estão abandonando ou até matando seus pais? Porque tantos pais estão abandonando seus filhos? Por que tanta corrupção? Por que a Justiça não é sempre justa?

Enfim, cada um tem a sua resposta e sua justificativa, mas as consequências e a conta para pagar é de todos nós, embora uns paguem mais e outros menos, todos nós, de alguma forma, pagamos essa conta. Aproveite, então, que é Quarta-Feira de Cinzas e responda para você mesmo: “Que tipo de passageiro é você e o que está fazendo para melhorar ou piorar esse mundo?”

Anúncios

Publicado em 5 de março de 2014, em MENSAGENS, QUARESMA e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s