Reflexão do Evangelho da Ascensão do Senhor ( Mateus 28,16-20)

ascensao-do-senhor-copy-220x300COMUNICAÇÃO DE JESUS COM OS SEUS

Cristo ressuscitado se comunica com os seus para se despedir. Mas antes lhes confia a tarefa de continuar a missão por ele iniciada, garantindo-lhes sua presença. Missão universal sem limites étnicos, geográficos e temporais. Com a despedida de Jesus, sem se ausentar da comunidade, inicia-se a missão da Igreja, a mesma do Mestre.

“Estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” – essa é a certeza que Jesus nos deixa no evangelho de hoje. Portanto, não estamos sós nem abandonados à própria sorte; nada de desânimo ou de sensação de derrota, mesmo em momentos de dúvidas ou de crise.

A missão da Igreja é “fazer discípulos de Jesus”. Não se trata de proselitismo; significa, antes de tudo, ensinar a “viver como Jesus viveu, amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou”. Em outras palavras, significa conhecer sua mensagem, comprometer-se com seu projeto e se solidarizar com os empobrecidos e esquecidos da sociedade.

É nesse clima de comunhão e comunicação que a Igreja criou o dia mundial das comunicações sociais. O tema deste ano é: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. A cultura do encontro é um assunto recorrente no magistério do papa Francisco. Com a palavra, o próprio papa: “Esta é uma proposta: cultura da vizinhança. O isolamento e o fechamento em si mesmos ou nos próprios interesses nunca são o caminho para voltar a dar esperança e operar uma renovação, mas é a proximidade, a cultura do encontro. O isolamento, não; a proximidade, sim. Cultura do conflito, não; cultura do encontro, sim. (…) Esta cultura do diálogo (…) não nivela indiscriminadamente diferenças e pluralismos. Isso significa compreender e valorizar as riquezas do outro, considerando-o não com indiferença ou temor, mas como fator de crescimento. As dinâmicas que regulam as relações entre pessoas, grupos e nações não são muitas vezes de proximidade, de encontro, mas de conflito”.

Pe. Nilo Luza, ssp

Anúncios

Publicado em 1 de junho de 2014, em REFLEXÕES e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s