Arcebispo de Brasília fala sobre a Copa do Mundo, Justiça e Paz

copa do mundo 2014 brasil Fifa World Cup 2014 5Fonte: Arquidiocese de Brasília – Em artigo publicado no Jornal Correio Braziliense nesta segunda-feira, (09), o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, se pronunciou sobre a Copa do Mundo no Brasil, manifestações populares e a prática da justiça e da paz.

No texto, Dom Sergio comenta as significativas mudanças que a Copa do Mundo trouxe ao País, bem como os padrões estabelecidos pela FIFA, que, direta ou indiretamente, mexeram com a vida de todos os brasileiros.

Em contra partida, o Arcebispo fala do papel de todos os cidadãos, perante um acontecimento desta proporção. “A Copa tem sido ocasião para pensar. Pensar o futebol, pensar os esportes, pensar a política, pensar o Brasil. Pensar e repensar. Tal pensar vai sendo construído de modo espontâneo e plural, suscitando paixões, mas acima de tudo apontando para o novo. O legado da Copa vai muito além das arenas e das obras de infraestrutura prometidas. Inclui as manifestações populares, as reivindicações, o pensar crítico sobre o evento da FIFA e o Brasil.”

O Bispo aborda também as manifestações populares e diz que tais acontecimentos são apenas a maneira que o povo encontrou de mostrar que as coisas não estão bem e que é preciso fazer mais pela população. “É preciso ouvir o clamor do povo. É preciso criar múltiplos espaços de diálogo. É preciso uma democracia efetivamente participativa, muito além das tradicionais vias partidárias necessitadas de credibilidade, a ser efetivada pelo resgate da ética na política. Esta atitude de escuta e diálogo amplo deveria preceder e acompanhar a realização de eventos da magnitude de uma Copa do Mundo. Ao contrário, as situações de exclusão social, manifestadas nas ruas, continuarão a crescer”.

Por fim Dom Sergio comentou o grande trabalho que a Comissão de Justiça e Paz, da Arquidiocese de Brasília, tem feito, levando autoridades a pensar e agir sobre ações de segurança pública e oferecendo discursões sobre a justiça e a paz. O Arcebispo fez menção também a mensagem sobre a Copa divulgada pela CNBB.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Leia o artigo da CNBB sobre a Copa 2014 aqui.

Anúncios

Publicado em 12 de junho de 2014, em Bispos, CNBB, ESPORTES e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s