29 de Junho: Solenidade de São Pedro e São Paulo

pedroPedro e Paulo: exemplo de coragem e fidelidade batismal (Mt 16,13-19)

Junho chega ao fim. E as festas juninas também. São Pedro e São Paulo coroam o mês. É interessante notar que não se trata somente de festas populares, mas há uma espiritualidade subjacente a esses momentos dentro de nossas comunidades. Claro que muitas dessas festas não têm nada de religioso! Mas quero dizer que os santos mais populares deste mês: Santo Antônio, São João e São Pedro, são homens que viveram para Deus e deram sua vida pelo Reino.

Hoje, ao celebrarmos São Pedro e São Paulo: as duas colunas da Igreja. “Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da Salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram à única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem, por toda a terra, igual veneração” [Prefácio da Missa]. Pedro representa a instituição da Igreja, é a “Pedra” que recebe a incumbência de “confirmar os irmãos”, enquanto Paulo representa o carisma missionário, atravessa mares e desertos para anunciar a Boa Nova do Reino, formando novas comunidades.

A profissão de fé de Pedro é a base da comunidade cristã: “Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo”. É nessa fé que a Igreja se firma e caminha. É o Espírito que sustenta a caminhada da Igreja. Ela não se instituiu sobre “carne e sangue”, mas no Amor gratuito do Pai revelado na entrega livre do Filho pela salvação da humanidade [cf. Jo 10,18].

As “chaves do Reino” que são confiadas a Pedro devem sempre abrir as cadeias e algemas daqueles que estão dominados pelo mal. Quanta gente presa nas amarras da mentira, da ambição, da corrupção, do ódio, do medo, do preconceito, da enganação! Nosso mundo precisa, cada vez mais, das “chaves do Reino” para que haja mais partilha, mais sentido de vida, mais perdão, mais fraternidade e compreensão.

Quando lançamos um olhar de fé sobre esses dois homens que celebramos hoje, percebemos quão distantes ainda estamos da vivência de uma fé autêntica, corajosa, testemunhal!

Pedro foi encarcerado por causa da fé! Levou às últimas consequências sua profissão de fé: “Tu és o Cristo”. Paulo também foi preso, ameaçado e perseguido pelos de dentro e pelos de fora. Mas levou até o fim sua missão: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. […] O Senhor me assistiu e me revestiu de forças, a fim de que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e ouvida por todas as nações” [2Tm 4,6-7.17].

Podemos nos perguntar até que ponto damos conta de sustentar nossa fé e fidelidade ao Evangelho, levando às últimas consequências nosso batismo. O que é mesmo que nos faz desanimar, abandonar a missão, a comunidade? O “conteúdo” de nossa vida é Jesus Cristo? Ou são as vaidades e posses da sociedade capitalista e consumista? O que preciso deixar e o que preciso abraçar com mais vigor para ser verdadeiro discípulo como Pedro e Paulo?

Nesse dia a Igreja nos pede orações pelo Papa. Ele é o sucessor de Pedro. É ele que preside a caridade da Igreja e é o sinal visível de sua unidade. Peçamos ao Senhor que lhe dê muita luz para conduzir a Igreja pelos caminhos de Jesus. E lhe dê muita força e coragem para enfrentar os obstáculos que essa sociedade e as situações difíceis que os “de dentro” lhe opõem. E que tenha a sabedoria necessária para ajudar a Igreja a se abrir ao diálogo com o novo que surge a cada dia sem perder a fidelidade a Jesus e à sua missão.

O Papa Francisco tem surpreendido o mundo com seus gestos de simplicidade, de humildade, de acolhida, de uma palavra profética. Precisamos prestar mais atenção a seus ensinamentos. Ele nos aponta o verdadeiro caminho pelo qual a Igreja deve passar. Ele pede que a Igreja deve ir para as periferias, estar junto dos pobres. Palavras que nos devem fazer pensar: “Prefiro uma Igreja acidentada, a uma Igreja doente por fechar-se”.

Anúncios

Publicado em 29 de junho de 2014, em REFLEXÕES e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s