Copa do Mundo: Brasil joga pela quarta vez por terceiro lugar

selecao-brasileiraFonte: http://www.ebc.com.br

A seleção brasileira disputa neste sábado (11/7), pela quarta vez na história das Copas, o terceiro lugar na competição. Após sofrer goleada da Alemanha, os jogadores brasileiros tentam superar a imagem negativa em sua despedida da Copa do Mundo na partida contra a Holanda, em Brasília às 17h. Já a Holanda disputa pela segunda vez a terceira colocação no Mundial.

Brasil ficou em terceiro por duas vezes, sendo o quarto lugar em uma oportunidade. Em 1938, na França, após perder a semifinal para a Itália, o país venceu a Suécia por 4 a 2, com dois gols de Leônidas da Silva, que foi o artilheiro daquele mundial.

A Copa de 1974 e 1978 a forma de disputa foi diferenciada. Após a fase de grupos, os oito melhores colocados foram divididos em dois quadrangulares, sendo que os primeiros colocados dos grupos disputariam a final e os segundos o terceiro lugar. Em 1974, na Alemanha Ocidental, o Brasil ficou em segundo lugar no quadrangular e acabou perdendo para Polônia por 1 a 0 e ficou em quarto lugar. Já em 1978, na Argentina, os brasileiros novamente ficaram em segundo no quadrangular e enfrentaram a Itália, vencendo por 2 a 1 e garantindo a terceira colocação.

Os holandeses tiveram uma oportunidade de terminar em terceiro. Em 1998, na França, após ser eliminada nos pênaltis pelo Brasil na semifinal, a Holanda perdeu para a Croácia por 2 a 1 ficando em quarto lugar.

Histórico

Jogos entre Brasil e Holanda são marcados pelo equilíbrio. Em 11 partidas, foram três vitórias para cada seleção e cinco empates.

Na história das Copas, as seleções já se enfrentaram 4 vezes. Com duas vitórias dos holandeses, por 2 a 0 (1974) e por 2 a 1 (2010). O Brasil venceu em 1994 por 3 a 2 e em 1998, após empate no tempo normal e na prorrogação por 1 a 1, os brasileios venceram nos pênaltis por 4 a 2 e se classificando para a final contra a França.

Publicado em 12 de julho de 2014, em ESPORTES. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s