Reflexão do Evangelho do 27º Domingo do Tempo Comum (Mt 21,33-43)

DONO DA MESSEO REINO ENTREGUE AO POVO

A vinha é usada ao longo da Bíblia para simbolizar o povo de Deus. A parábola dos vinhateiros, contada por Jesus às autoridades do seu tempo, é particularmente significativa hoje no Brasil, dia de eleições. Ecoa como advertência, sobretudo aos que assumem funções de liderança e responsabilidade.

Procuram-se líderes autênticos, responsáveis e preocupados com o bem do povo. Líderes que conduzam o povo a um protagonismo que não deixa entregue à sorte, mas constrói um destino.

Jesus deixa claro que o povo pertence a Deus, é propriedade sua. Mas a confiança que Deus depositara nas lideranças foi frustrada, quando seus servos, os profetas, foram espancados e mortos; quando seu próprio Filho Jesus foi humilhado e morto.

O povo é de Deus, e para sempre será. Esta é a primeira certeza. A segunda, é que Deus colherá os frutos que deseja, confiando sua vinha a bons agricultores.

Aos que exercem cargos de liderança em todos os níveis, sejam políticos ou religiosos, cabe o questionamento: Quais são os frutos que Deus espera de sua vinha? Como não se corromper pelo poder, mas servir responsavelmente ao bem coletivo?

A todos nós, povo a quem está confiado o reino, cabe também a reflexão: Estamos conseguindo ser, cada um à sua medida, agricultores fiéis à missão de produzir os frutos da justiça que Deus espera? Esperamos apenas dos outros, das autoridades, ou acreditamos que a partir de Jesus, a pedra angular, cada um de nós pode e deve ser sujeito ativo na transformação do mundo, no cultivo da vinha, no florescimento da justiça?

Em vez de buscar possuir aquilo que só a Deus pertence, a parábola da vinha nos convida a caminhar na consciência de ser corresponsáveis com Deus por toda a criação. O reino foi confiado a nós, povo vocacionado a produzir frutos, na participação e comunhão.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Anúncios

Publicado em 5 de outubro de 2014, em REFLEXÕES e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s