Várias Dioceses e Paróquias Celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2014

Histórico

DNJ: a juventude em um dia de festa

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, “a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.

O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa ou a celebra em domingo posterior.

Para preparar o DNJ

  • dnjEm 2013, o Dia Nacional da Juventude foi celebrado nas comunidades dando continuidade aos desafios propostos aos jovens pelo Papa Francisco,  no evento da Jornada Mundial da Juventude realizada em julho, no Rio de Janeiro RJ. Tem como tema: Juventude e Missão, e lema:Jovem: levante-se, seja fermento!
  • Em 2014, o DNJ  reafirma a  reflexão da Campanha da Fraternidade : “Feitos para sermos livres, não escravos”, convidando toda a sociedade a se unir em favor da vida digna para a juventude.O DNJ é celebrado no terceiro domingo do mês de outubro. Em algumas Dioceses e Paróquias ocorreram em dias diferentes por conta das eleições.

    Os subsídios em prepração ao DNJ  estão disponíveis em: www.jovensconectados.org.br

    Os materiais do DNJ anteriores foram publicados pelo Centro de Capacitação da Juventude (CCJ), que existe há mais de 30 anos, situado na capital de São Paulo, sendo membro da Rede Brasileira de Centros e Institutos.

    Endereços eletrônicos: livraria@ccj.org.br e www.ccj.org.br

Anúncios

Publicado em 1 de novembro de 2014, em DNJ e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s