Reflexão do Evangelho da Solenidade de Cristo Rei do Universo (Mateus 25,31-46)

cristo_reiJESUS SE IDENTIFICA COM OS NECESSITADOS

O discurso escatológico de Jesus, nos capítulos 24 e 25 de Mateus, culmina com uma cena de julgamento, algo muito comum nesse tipo de literatura, que procura encorajar as minorias oprimidas a se manter firmes na confiança em Deus. As seis categorias descritas (famintos, sedentos, estrangeiros, nus, doentes e presos) sintetizam todos os esquecidos e abandonados pela sociedade, os quais devem ser a prioridade dos governantes e também da Igreja.

Nós que conhecemos os ensinamentos e atitudes de Jesus não devemos estranhar o tipo de julgamento apresentado pelo evangelho. Jesus é incapaz de ficar indiferente à dor e ao sofrimento do povo e faz em favor dele tudo o que está a seu alcance. Ele se identifica com as pessoas desvalidas, demonstrando-lhes compaixão. Compaixão é “sofrer com”, é assumir a dor junto com o sofredor. A compaixão, fundamental nas atitudes de Jesus, deve estar presente também nas atitudes da comunidade e de todo cristão. Não é de surpreender, portanto, que a compaixão seja o critério básico e decisivo que julgará nossa vida.

Neste último domingo do tempo comum, a Igreja nos põe diante da missão do leigo e da leiga. São pessoas não ordenadas que se engajam na comunidade cristã e se comprometem com o projeto de Jesus. Além dos leigos e leigas muito conhecidos e presentes nas nossas comunidades, existem os leigos e leigas consagrados.

Neste ano celebramos os cem anos de existência da Congregação dos Paulinos (Pia Sociedade de São Paulo), mas a obra iniciada pelo bem-aventurado Tiago Alberione vai além dessa congregação. Ele edificou a Família Paulina, formada por padres, irmãs e leigos consagrados, englobando cinco congregações e quatro institutos seculares. Os institutos seculares não são de vida religiosa, mas comportam verdadeira e completa profissão dos conselhos evangélicos. Profissão que confere a consagração a homens e mulheres que vivem com sua família e trabalham como qualquer outro profissional.

Pe. Nilo Luza, ssp

Anúncios

Publicado em 23 de novembro de 2014, em CRISTO REI e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s